TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Cresce a busca por Terapia de Casal para salvar casamentos e relações

Saúde Mental e Bem-Estar, Por Andréa Ladislau, Psicanalista

Em 24/09/2024 às 15:56:02

Há pouco tempo, a atriz Sophia Abrahão, casada com o também ator Sérgio Malheiros, veio a público revelar que os dois fazem terapia de casal há 10 anos. A motivação, segundo ela, veio do desejo de conseguir explicar ao parceiro todos os seus sentimentos, medos, angústias e emoções afloradas. E o número de buscas por esse tipo de terapia vem crescendo nos últimos tempos.

A terapia de casal ainda é considerada um tabu por parte dos casais. O desconhecimento dessa técnica terapêutica faz com que sua adesão seja muito baixa, quando levantamos as estatísticas de práticas relacionadas à saúde mental. Porém, o auxílio na busca pelo equilíbrio na relação conjugal já foi experimentado e comprovado por muitos casais que venceram o preconceito e encararam essa importante fórmula de acolhimento conjunto. Uma coisa é certa: essa busca por cuidados é fundamental para que os casais sigam se autoconhecendo e percebendo seu real papel dentro do relacionamento, respeitando os seus limites e os limites do outro.

Muitos casais, principalmente na atualidade, dentro do contexto de vida acelerada que vivemos, não percebem essa necessidade de mudança. Além disso, podem estar vivendo em meio a grandes conflitos, com dificuldades em conciliar o casal parental com o casal conjugal. Assim, o estresse só aumenta e a transgressão aos limites, a falta de respeito, os julgamentos e acusações desmedidas passam a fazer parte do cotidiano dos pares.

A importância na busca por uma terapia de casal é fundamentada em seu principal objeto de trabalho que é tratar da relação do casal, que envolve as duas pessoas. Por isso, quanto antes conscientizar-se da necessidade dessa intervenção terapêutica, mas fácil e equilibrada a relação poderá se tornar. O Psicoterapeuta possuía a tarefa clínica de configurar a terapia como um espaço de sigilo e respeito onde o casal é acolhido em suas queixas e demandas afetivas. Através de uma escuta ativa, o profissional de saúde mental busca auxiliar e identificar suas necessidades e conflitos, atuando como facilitador e mediador do diálogo.

Mas quando se deve procurar uma terapia de casal? Essa é uma das maiores dúvidas dos casais. E a resposta ideal é: o quanto antes. Antes mesmo do surgimento de desconfortos no relacionamento. No entanto, o sinal de alerta pode ser acionado quando alguns fatores começam a surgir, como: brigas excessivas; desentendimentos frequentes; perda de respeito; perda de admiração; distanciamento de objetivos; traição; falta de diálogo; falta de individualidade; dificuldades financeiras; conflitos e discordância na educação dos filhos; entre outras situações conflituosas.

Enfim, o casal de atores está no caminho certo. Afinal, a terapia de casal é um grande passo para casais fortes, que tem como objetivo ser extremamente felizes em seus relacionamentos. A terapia estabelece que existem dois lados de uma história e ajuda o casal a descobrir as formas de demonstrar amor que surtem efeitos e as formas de demonstrar amor que só geram cobranças. Isso torna a comunicação assertiva e objetiva, auxiliando na resolução dos conflitos e nas tomadas de decisões importantes, individualmente ou em conjunto. Romper as barreiras do preconceito e do medo em relação a um acompanhamento psicanalítico em conjunto demonstra, principalmente, que o casal compreende a importância na busca pela maturidade conjugal.

Ler próxima

Umbanda - Parte 1

POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - DOE SANGUE - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.